segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SE VENDEU POR UM PRATO DE COMIDA...

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.

Hebreus 12:16.

rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

Hebreus 12:17.

A  história de Esaú e seu irmão Jacó esta toda registrada no livro do Gênesis. Ela conta-nos que Esáu, filho mais velho de Isaque, vende a seu irmão o seu direito natural de primogenitura que cabia ao filho mais velho do casal, e que junto a isso trazia as bençãos do Senhor sobre o seu possuidor.

O que aprendemos aqui com isso , é que as bençãos espirituais para a nossa vida, são determinadas por Deus e por nada desse mundo devemos perde-las. Esaú não levou a coisa a serio e seu irmão Jacó que valorizava coisas espirituais , mesmo servindo-se de uma trapaça, ganhou para si aquilo que pertencia a seu irmão.

O autor de Hebreus, chama Esaú o perdedor da benção, de profano e devasso. Só perdemos bençãos espirituais que tanto bem nos faz e que nos protege , quando nos afastamos primeiro de Deus, no nosso modo de ser e agir, o que leva Deus também a se entristecer conosco. E se aparece outro que faz a sua vontade ele transfere imediatamente a nossa benção para aquele outro que tem prazer em lhe servir de todo o seu coração, o que era o caso de Jacó.

Esaú, deixou de ser o escolhido como primogênito que era, por ser profano e devasso, o que nos leva a entender que precisamos ficar sempre em vigilância, para sabermos onde é que estamos desagradando a Deus.

A melhor forma em desagradarmos ao Senhor, é valorizarmos mais coisas materiais do que espirituais. Esaú por um prato de comida na hora da fome venderia até sua alma. Outros venderiam até sua alma por um momento de sexo, mesmo sendo um sexo fora do casamento, outros venderiam sua alma por causa de um emprego, mesmo passando por cima de muita gente, outros por um cargo político com corrupção, outros por dinheiro ilegal e por ai vai Todos que assim fazem sofrem o que sofreu Esaú, que chorou amargamente, mas não encontrou em seu coração lugar para o arrependimento, isso é prova que se ele ganhasse outra benção do Senhor venderia novamente , pois o mais importante para ele era a coisa material e não espiritual.

Quem porém valoriza agradar a Deus, busca o espiritual em primeiro lugar, perde muitas coisas , mas não sai da presença de Deus, e no final Deus os premia com paz , alegria e também bens materiais, pois ainda estamos no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário